2023 - Retrospectiva | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 05/01/2024
169 Visualizações, 0 Comentários.

Pois bem senhores, 2023 encerrou com a comemoração de 25 anos de história para o card game e o legado do Takahashi.

Embora decisões comemorativas da Konami e outras merecem questionamentos, me limitarei aqui a conversar um pouco com vocês sobre o que 2023 decidiu para o rumo do card game e o que podemos esperar - quem sabe - ainda em 2024. Sem mais delongas:

Janeiro 2023 - Amazing Defenders é lançado, com recepção morna e pouca atenção, até mesmo reprints menores e collector's rare receberam mais atenção que os novos arquétipos, uma ironia que todos sabem o desfecho após Purrely, Rescue-Ace e até Mikanko roubarem os holofotes na reta final de 2023. Casos como esse não são novidade, acredito inclusive ser a beleza particular do card game, e tome nota: quais são os cards que estamos ignorando o potencial HOJE? Em outro artigo falarei mais sobre isso.

Fevereiro 2023 - Photon Hipernova traz consigo uma das maiores abominações que este card game já viu, um mini True king of All Calamities na forma do arquétipo Kashtira. Chega também Triple Tactics Thrust, uma carta que reforça - na teoria - o going second que o card game sempre colocou em desvantagem. No entanto, a TTT junior também pode ser utilizada pelo primeiro jogador para punir o uso de hand traps monstro, no meu entender para aumentar o uso de armadilhas que tornaram-se lentas demais no jogo.

Os impactos deste set podem se extender a 2024 com Kashtira perfomando bem sob o efeito de dimension shifter, carta que parece estar moldando o jogo no mesmo sentido (ainda que bem mais leve) que a famosa That Grass Looks Greener, onde os  decks que "sofrem menos" sob o efeito de shifter tem ampla vantagem no jogo moderno de 2-3 turnos. Gold pride merece menção aqui como arquétipo exclusivo do TCG e, sinceramente, muitíssimo interessante para se colecionar se os preços se alinharem um pouco mais com os praticados nos EUA.

O deck estrutural de traptrix dá continuidade a onda de reprints essenciais e acessíveis embarcados em um deck semi-competitivo direto da loja, uma tendência que a konami tem exportado quase que integralmente do OCG (há sempre aquela uma carta que removem...).

Março 2023 - Maze of Memories traz Legacy Support para fãs de Duel Monsters e joga no meio um Baronne (em absoluto short print) com opção Collector's Rare para impulsinar as vendas. Accel Synchro Stardust Dragon e Darkfluid Terahertz ficam no banco pro 2° tempo, novamente cartas ignoradas que hoje coleram modestos frutos, respeito e até medo.

Speed Duel lança novo produto, mais uma box. Ironicamente esta tem sido por anos uma das melhores linhas de produtos da Konami e a qualidade dos prints, saturação e raridades são algo que no Brasil de fato agrega preço, mas nos EUA é criminosamente barato pela qualidade e recomendo fortemente a qualquer colecionador, especialmente secrets.

Abril 2023 - Coleção de 25 anos traz consigo mais reprints dos boosters OGs, saturando levemente o mercado destas cartas em versão unlimited originais, mas vejo com bons olhos esse fenômeno, afinal, quem quer pagar um rim para ter coleções antigas? As promos na raridade QCR foram destaque, perfomando razoavelmente bem e impulsionando as vendas, mas são o prelúdio do que está por vir: uma onda de QCRs no mercado e mais importante ainda, uma falta de compromisso da konami em manter a identidade das raridades QCR e pior, a Starlight.

Maio 2023 - Cyberstorm Access traz algumas das últimas peças da linha Branded com Bystials, com destaque para Dis Pater (da série de nomes muito bem pensados para o card game), carta que também foi praticamente ignorada no lançamento. Mannadium também vem em volume para o jogo, sem impacto prático profundo (ainda) e Visas Starfrost Starlight recebe pouca atenção (como albaz teria se não fosse uma superpoly ambulante).

Junho 2023 - Wild Survivors traz Vanquish Soul, consistente, mas uma aposta para um futuro mais distante. Note que o arquétipo tem grande potencial com uma carta também ignorada: Small World, que por sua vez é um enigma ainda de como encaixá-la em decks por falta de "pontes" entre cartas. A melhor coisa do set: Hungry Burger Collector's Rare (isso não é uma piada, quem coleciona quer um rs).

Julho 2023 - Reprints em forma de boxes dos sets originais pelos 25 anos sem NENHUMA QCR no meio para incentivar o produto e dar a ele identidade (sim, eu queria meu Jinzo QCR e não desisti dele). Oportunidade perdida, produto fraco para ficar rodando ao lado de Arsenal Secreto ou em armário de iludidos (claro, exceto as boxes de LOB, e olhe lá...).

Duelist Nexus, uma coleção muito esperada acaba por entregar bem abaixo da espectativa apesar de cartas como Revolution Synchron e o sucesso inesperado de Chimera the King of the Phantom Beasts. O set introduz também uma série de cartas ignorada: o arquétipo Tistina, baratíssimo em QCR inclusive nos EUA para quem quiser. A QCR exclusiva Magicians of Bonds and Unity é um excelente item de coleção, mas de fato não há razão de ter alto preço, recomendo ainda sim que todo colecionador tenha a sua e feche a quadra de cores.

Agosto 2023 - Tin de 2023, uma leva morna de reprints no geral com exceção de Fenrir, Lubbelion e Bystials e alguns reprints para os fãs como Illusion of Chaos. A promos são o golpe de misericórdia para colecionadores com perfil mais especulador ou puristas e, por outro lado, uma benção para players e novos fãs do hobby. Cartas icônicas agora na raridade QCR, a meu ver, são uma excelente decisão que agrada jogadores de formato EDISON, for fun e até mesmo do modern. Infelizmente, e é compreensível tal decepção, starlights de stardust dragon, black rose dragon e outras são dizimadas em valor no mercado colecionável e mancham novamente a credibilidade da Konami que conduzir uma marca que capitaliza fortemente seu produto em cartas de altíssimo valor em coleções para logo depois arrastar na lama o mesmo produto ao produzir em massa a mesma carta, mas com um selo (de bom gosto) a mais.

Assunto delicado, se por um lado o hobby fomenta e possibilita a comercialização no mercado secundário de cartas de altíssimo valor, isto é uma decisão dos players e colecionadores, isto é, do mercado que o consome. No entanto, há um evidente limite a ser traçado pois no fim ainda é meramente um hobby e não podemos pagar boletos com cópias do Mago Negro (triste, eu sei, a humanidade falhou...), mas não cabe a Konami decidir onde esta linha é traçada ao gerar esta demanda via short print e depois dinamitar a raridade via promos idênticas. Ainda, enquanto parte que lucra MUITO direta e primariamente deste fenômeno, é um precedente perigoso quando ela novamente cria, avança e abusa dessas linhas que a própria comunidade cria entre seus interesses (colecionadores, jogadores competitivos, for fun, etc.)

No fim, a comunidade volta contra si mesma em conter danos causados por reprints, short prints e raridades mais altas sendo ameaçadas - um contidiano para muitos que causa desistência do card game, mas ao fim a Konami sempre lucra, já dizia o ditado: a casa sempre ganha.

Outubro 2023 - Absoluto Caos

Rarity Collection & Age of Overlord chegam ao TCG. A RA01 com a mais absoluta certeza não iria acontecer, muitos reprints como Avramax e outros indicam que não aconteceria, mas a Konami em uma crise de identidade e piedade decidiu trazer integralmente a coleção (menos Maxx C, triste). De longe a melhor a mais importante coleção para o hobby até hoje, dando acesso a uma leva sem precedentes de staples (mas atrasadas, claro). A raridade QCR em volume para estas cartas também derruba o preço de versões anteriores dando maior acesso e desmotivando a retenção de produto lacrado que tem ganhado proporções preocupantes com produtos modernos no exterior (geralmente vale abrir algo lacrado sob duas condições: quando há chase cards caríssimas ou quando não há absolutamente mais valor na caixa e a pessoa decide abrir por impulso).

Age of Overlord ainda está em andamento, mas seu impacto foi sem precedentes e é um ponto de inflexão no jogo, para bem ou para mal. S:P Little Knight e Sinful Spoils terão mais 3 meses para performar. Sky Crisis é uma carta muito interessante que teve um lançamento morno, mas tem ganhado respeito e tenho como uma de minhas apostas para o longo prazo. Novamente, QCR exclusiva Magicians of Bonds and Unity é um excelente item de coleção, nesta coleção ela já veio corrigida no preço, veremos como será em Nightmare que está por vir.

Senhores, sempre um prazer, na próxima vamos falar um pouco sobre previsões de reprints e pseudo-staples que (talvez) não recebam o carinho devido.

Att J.P. Queroga

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.