Quando Usar Decks de 40, 41,42,45,48,50 e 60? | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 11/10/2020
3752 Visualizações, 2 Comentários.

Um assunto bastante comentado na comunidade do Yugioh no geral é a respeito de decks, os mais fortes, os mais fracos. Comentar do deck de um colega, criar decks em plataformas de simulação de jogo. Arriscar em formações (Builds) mais exóticas ou outras mais na linha do competitivo. Mas a questão que sempre causa muitas dúvidas é a respeito do número de cartas no deck. Nesse artigo vou falar sobre isso.

Decks com 40 Cartas

Os decks com 40 cartas é o mais comum no jogo hoje, além de ser rápidos no seu objetivo, possui o número de cartas mínimas pela regra do jogo, ou seja, tem uma certa consistência considerável em comparação a deck com numerologia superior. Então quando eu uso 40? Nesse quesito você usará esse numero de cartas pelo seguinte motivo, você quer chegar as cartas chaves da sua estratégia, quanto menos cartas, melhor a possibilidade de conseguir o que quer no jogo. Se você quer uma Build rápida no desenvolvimento do jogo, um alcance mais objetivo, consistência, sim certamente essa é seu número. Mas meu deck costuma travar e as vezes tenho que colocar cartas de “Draw” de compra? Neste caso você pode rodar o deck com Pseudo Número, o 39 mais uma compra ou uma carta de compra, o Upstart Goblin , nesse caso seria 39+1. Muitos dos jogadores usam dessa estratégia, e não é à toa Upstart está limitada no jogo, chamo de cartas de redução ou cartas compactas.

Decks com 41 Cartas

Bom nesse paragrafo vou compartilha uma experiencia mais pessoal minha, você deve tá se perguntando 41 e 40 é significante? Sim, posso te dizer que sim, na matemática qualquer coisa a mais importa. Se você for um engenheiro saberá do que estou falando. Os números no yugioh não é importante só no arquétipo de vários exceed’s, mas na sua jogatina. A quantidade de cartas chaves pode te dar uma experiencia positiva ou negativa. Saber usar isso a seu favor é uma prevalência ao seu adversário. Bom em que casos a gente usa 41 nos decks então? - Lembra das cartas de redução que falei? Agora vou falar de outro caso, Pot of Desires , vamos falar de mais um exemplo de cartas de redução, muitos discutem a vantagem e as desvantagens de usar uma carta que tira 10 de você e te dar 2 cartas. Aí que entra minha observação, se você tem 5 cartas na mão, ativa um Desires, bane 10 do deck, compra duas. Então, temos 36 com menos 10 e 2 que compro, restando 24 no deck. Essa 1 carta é significativa porque ele se torna menos -9 pra você, ao invés de 40 te causar -10. Nessa lógica você coloca 1 card de sacrifício pra conseguir 2 cards, banindo uma possibilidade de 10/9, ou no caso de 3 Pot of Desires , 38+3. Que pode se tornar um alvo do custo de 3/40. Resumindo para não ficar confuso, coloque 3 Desires deixando 41 nos totais para sacrificar -1 possibilidade. Ufa!

Decks com 42 Cartas

É agora que faço com 42 cartas? Bom, pessoalmente considero esse numero quando se tenta usar o maior numero de Hand Traps possíveis em deck com a engine mais gordinha. Que seria isso? Seria aqueles decks que precisam de muitas cartas para fazer um campo bom, mas você quer colocar coisas para atrapalhar o oponente, e nada mais eficaz que as conhecidas Ash & Veiler da vida... Então é um número que se recomenda para pessoas que querem colocar mais interações para atrapalhar seu adversário mas com uma estrutura mais encorpada ou conjunta. Um dual deck por exemplo, é uma opção boa e fora da curva. Dragma Shaddoll Invoked (ex.).

Decks com 43 à 48 Cartas

Nesse parágrafo vamos aos deck mais incomuns, que constituem uma build bem mais gordinha, com uma possibilidade mais aprimorada para decks com engine de milar cartas e que possam ao mesmo tempo se beneficiar de efeitos no cemitério ou banindo. Cartas que podem auxiliar nessa redução ou compactação posso citar exemplos como: Card Destruction , Hand Destruction , Performapal Popperup , Dark World Dealings  e entre outras incluindo a também Engine de “Danger!”. Resumindo, são deck encorpados que apensar de presenciar efeitos de menos consistência, ou com certas fraquezas expostas, podem proporcionar algo que varia do inesperado, inovador, exótico e surpreso.

A Fronteira entre 40 e 60...

Bom nesse ultimo tópico apresento a fronteira mais exótica do jogo, os deck com 50 à 60 cartas, esse número um tempo atrás era bem raro, alguns jogadores com builds mais do 4fun criavam ou se empolgavam em estabelecer decks com alto número de cartas, fazer disputa entre amigos e criar apostas. Mas a carta hoje banida That Grass Looks Greener , trouxe uma visão mais diferente ao jogo, oque fazia essa possibilidade de usar exatos 60 uma vantagem em alguns decks, depois mesmo da sua limitação isso ainda foi explorado com cartas como Left Arm Offering , que possibilitavam a busca de qualquer magia do deck. Porem hoje com a morte dessa engine, devido a banlist essa quantidade ficou menos opcionais, ao não ser que você monte uma mistura insana de vários decks e crie uma verdadeira gororoba, mistura que pode dar certo ou errado, mas calma! Se não quiser usar 60, pode usar 50 e ficar na fronteira entre o mínimo e o máximo. Mas nessa construção pessoalmente deduzo ser a possibilidade criativa dos jogadores, então só recomendo para os duelistas mais exóticos em suas formações. Lembrando que esse artigo não visa te inibir de fazer o que queira, mas te dar algumas respostas a essas dúvidas que podem surgir ao montar um deck, seja para competir ou jogar com amigos nas jogatinas casuais. Então esse artigo termina aqui, mas quem sabe com um gancho sobre alguma coisa que coloquei no texto e não ficou muito clara, espero ter ajudado vocês!

Comentários

Seth7eso comentou em 31/12/2020 16:04:17

Quando eu jogava, meu deck passava das 45 cartas pois era overdeck. Aí apareceu essas cartas brancas e pretas e me deixou desanimado pois nunca fui bom em forma decks de ataque, até que perdi o interesse em jgar. Hj eu apenas compro cartas pra minha colocação

douglaskaucz1 comentou em 26/10/2020 08:29:36

Atualmente todo deck tem que ter algum tipo de disrupção contra o oponente. Então decks muito fechados, com build pura, dificilmente conseguem se dar bem. É necessário hand traps, mesmo que isso ultrapasse o numero de 40 cartas do deck vai ser eficiente em parar o oponente de fazer suas jogadas.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.